Bula antibióticos

https://www.youtube.com/channel/UC03abeFokncgl4qbUe2PS1A
Amoxicilina
Cefalexina
Ciprofloxacino
Norfloxacino

Sulfametoxazol + trimetoprima (Bactrim)



Amoxicilina 500 mg

inscrena se no canal dica boa jm




Indicação

Para que serve?

Amoxicilina 500 mg é um antibiótico de largo espectro, indicado para o tratamento de infecções causadas por bactérias sensíveis à Amoxicilina, como infecções urinárias, de ouvido ou respiratórias, amigdalite, sinusite ou vaginite, em adultos e crianças.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

A Amoxicilina é uma penicilina que pertence ao grupo dos antibióticos penicilânicos, e que atua destruindo uma vasta gama de bactérias sensíveis à Amoxicilina, responsáveis por causar diversas infecções. Estas infecções podem manifestar-se nos pulmões como pneumonia e bronquite, nas amígdalas como amigdalite, nos seios da face como sinusite, no trato urinário e genital, na pele e nas mucosas.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Amoxicilina 500 mg está contraindicada para pacientes com historial de alergia a antibióticos betalactâmicos, como penicilinas e cefalosporinas e para pacientes com alergia à Amoxicilina ou a algum dos componentes da fórmula.

Posologia

Como usar?

Adultos e Idosos
  • Geralmente, a dose recomendada é de 250 mg, administrados 3 vezes por dia, de 8 em 8 horas. Caso seja necessário e de acordo com indicação médica, esta dose pode ser aumentada para 500 mg, administrados 3 vezes por dia, de 8 em 8 horas.
Crianças até aos 10 anos de idade
  • Geralmente, a dose recomendada é de 125 mg, administrados 3 vezes por dia, de 8 em 8 horas. Caso seja necessário e de acordo com indicação médica, esta dose pode ser aumentada para 250 mg, administrados 3 vezes por dia, de 8 em 8 horas.
Tratamento da Gonorreia
  • O tratamento da gonorreia é geralmente feito em dose única, sendo recomendada a administração de 3 gramas, equivalente a 6 comprimidos de Amoxicilina 500 mg, de acordo com indicação médica.
Os comprimidos de Amoxicilina 500 mg devem ser engolidos inteiros, juntamente com um copo de água, sem partir ou mastigar.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Amoxicilina 500 mg podem incluir diarreia, urticária, bolinhas vermelhas, vermelhidão e coceira na pele.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Amoxicilina 500 mg, deverá falar com o seu médico se pretender administrar o medicamento a crianças, estiver grávida ou amamentando, tiver historial de alergias ou de diarreia devido ao uso de outros antibióticos, tiver historial de alergia ao ácido acetilsalicílico, de febre glandular ou mononucleose, tiver problemas ou doenças nos rins, problemas em urinar, estiver em tratamento com medicamentos para prevenir coágulos sanguíneos, anticoagulantes, como varfarina ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.
Durante o tratamento com Amoxicilina 500 mg, caso sinta sintomas de reação alérgica como vermelhidão, coceira, inchaço e urticária na pele, deve consultar o seu médico logo que possível.
Amoxicilina 500 mg tem na sua composição o corante amarelo de tartrazina, que pode ser responsável por causar reações alérgicas como asma brônquica, em pessoas sensíveis.
O tratamento com Amoxicilina​ nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Amoxicilina 500 mg​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Composição

Amoxicilina 500 mg por cada cápsula contém:
Amoxicilina triidratada ________________________ 573,94 mg
- equivalente a 500 mg de Amoxicilina anidra
Excipientes _________________________________ 1 cápsula
(Excipientes: laurilsulfato de sódio, talco, estearato de magnésio e dióxido de silício coloidal; componentes da cápsula: dióxido de titânio, metilparabeno, propilparabeno, gelatina, tartrazina,azul brilhante,carmoisina, laurilsulfato de sódio).

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso se esqueça de tomar uma dose de Amoxicilina 500 mg, deve tomar a dose esquecida logo que se lembre. Porém, se já se encontrar muito próximo do horário da dose seguinte, deve ignorar a dose esquecida, e tomar apenas a dose do horário seguinte. As doses de Amoxicilina nunca devem ser administradas em dobro ou em horários muito próximos.

Interações Medicamentosas

Amoxicilina não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como medicamentos usados no tratamento de gota como probenecida ou alopurinol, outros antibióticos, pílulas anticoncepcionais ou juntamente com anticoagulantes.

Laboratório

Ranbaxy Laboratories Limited
- SAC: 0800 704 7222 
Outros antibióticos de largo espectro além de Amoxicilina, podem ser CiprofloxacinoTetraciclina ou Ampicilina.
Dizeres Legais:
Ms: 1.2352.0186
Farm. Resp.: Adriana M. C. Cardoso

Cefalexina

Inscreva-se no Canal dica boa jm

Indicação

Para que serve?

Cefalexina é indicada para o tratamento da sinusite bacteriana, otite média e para infecções do trato respiratório, do trato geniturinário, da pele, dos tecidos moles, ósseas e dentárias, em crianças e adultos.

Posologia

Como usar?

Adultos
A dose recomendada de Cefalexina para adultos pode variar de 1 a 4 g por dia, administradas em diferentes doses ao longo do dia. Porém, a dose recomendada é geralmente de 250 mg, administrados de 6 em 6 horas.
  • Cefalexina 500 mg: ingerir meio comprimido de Cefalexina 500 mg, de 6 em 6 horas.
  • Cefalexina 250 mg: ingerir 5 ml de Cefalexina 250 mg suspensão oral, equivalente a 1 copo-medida, administrados de 6 em 6 horas.
Dependendo do problema a tratar e de acordo com indicação médica, estas doses podem ser aumentadas.
Crianças
  • Cefalexina 250 mg: a dose recomendada de Cefalexina suspensão oral é de 0,5 a 1 ml por cada kg de peso da criança, cerca de 25 a 50 mg por cada kg de peso, administrados de 12 em 12 horas.
Dependendo do problema a tratar e da idade da criança e de acordo com indicação médica, esta dose pode ser aumentada.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Cefalexina incluem náusea, vômito, diarreia, má digestão, dor abdominal, urticária na pele, angioedema, coceira anal e genital, monilíase genital, vaginite e corrimento vaginal, tontura, fadiga, dor de cabeça, agitação, confusão, alucinações, artralgia, artrite e doenças articulares.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Cefalexina está contraindicado para pacientes com alergia a cefalosporinas, a penicilinas, a outros antibióticos betalactâmicos ou a outros componentes da fórmula.
Além disso, Cefalexina 250 mg tem na sua composição o corante amarelo Tartrazina que é contraindicado para pacientes alérgicos ao ácido acetilsalicílico.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

A Cefalexina é um antibiótico que pertencente ao grupo das cefalosporinas, um composto que apresenta ação bactericida, capaz de eliminar as bactérias responsáveis pelos processos inflamatórios.
Após administração oral, a Cefalexina começa a fazer efeito cerca de 60 minutos após a sua administração.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Cefalexina​, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver diabétes, ingerir regularmente bebidas alcóolicas ou se tiver historial de alergia a antibióticos ou ao ácido acetilsalicílico.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Cefalexina​​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento. Alguns dos efeitos mais comuns que pode sentir após a toma excessiva de Cefalexina podem ser náusea, vômito, dor epigástrica, diarreia e sangue na urina.

Composição

Cefalexina 500 mg por cada comprimido contém:
Cefalexina monoidratada ____________________ 525,91 mg
(equivalente a 500 mg de Cefalexina anidra)
Excipientes ____________________________ 1 comprimido
(Excipientes: celulose microcristalina, amido pré-gelatinizado, dióxido de silício, estearato de magnésio, hipromelose, macrogol, dióxido de titânio, talco, corante eritrosina e água purificada.
Cefalexina 250 mg por cada 1 ml de suspensão oral contém:
Cefalexina monoidratada ____________________ 50 mg/ml
Excipientes ___________________________________ 1 ml
(Excipientes: açúcar, butilparabeno, cloreto de sódio grau farmacêutico, estearato de alumínio vegetal, lecitina de soja, óleo de mamona hidrogenado, aroma de guaraná, corante alumínio laca amarelo tartrazina 5, corante alumínio laca amarelo crepúsculo 6, óleo de coco fracionado).

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Cefalexina deverá tomar a dose esquecida logo que se lembre, desde que o faça no próprio dia. Caso contrário, deve saltar a dose esquecida e tomar apenas as doses diárias definidas pelo seu médico.

Cefalexina pode ser tomada na gravidez?

Não, Cefalexina não deve ser tomada na gravidez, sem indicação e acompanhamento médico, pois não existem estudos adequados sobre o seu efeito em gestantes.

Cefalexina corta o efeito do anticoncepcional?

Sim, Cefalexina pode cortar o efeito do anticoncepcional, pois é um antibiótico e pode alterar a eficacia do anticoncepcional oral, sendo recomendado que utilize outros métodos contraceptivos.

Laboratório

Eurofarma Laboratórios
SAC: 0800 704 3876
Cefalexina também pode ser conhecida comercialmente como Keflex, Keforal ou Keflaxina.
Dizeres Legais:
Cefalexina 500 mg: MS: 1.2352.0063 | Farm. Resp.: Adriana M. C. Cardoso
Cefalexina 250 mg: MS: 1.0235.0553 | Farm. Resp.: Ronoel Caza de Dio



Ciprofloxacino 500 mg


Inscreva-se no canal dica boa jm e veja nosso vídeos .

Indicação

Para que serve?

Ciprofloxacino 500 mg é um antibiótico de largo espectro, indicado para o tratamento de infecções como infecções no ouvido, olhos, rins, pele, ossos, órgãos genitais, cavidade abdominal, articulações, trato urinário ou trato respiratório e sinusite, em adultos. Além disso, Ciprofloxacino também é indicado no tratamento de casos de infecção generalizada no corpo.
Ciprofloxacino pode ser encontrado na forma de comprimidos de 250 mg, 500 mg ou 1000 mg.

Posologia

Como usar?

Os comprimidos de Ciprofloxacino devem ser administrados de 8 em 8 horas ou de 12 em 12 horas, de acordo com indicação médica, e devem ser engolidos inteiros, juntamente com um copo de água, sem partir ou mastigar.
A dose recomendada e a duração do tratamento com Ciprofloxacino devem ser indicadas pelo seu médico, pois estas dependem da infeção manifestada e da resposta individual de cada paciente ao tratamento.
Infecção do trato respiratório
  • A dose recomendada é de 500 mg, 1 comprimido de Ciprofloxacino 500 mg, por dia.
Infecção do trato urinário
  • Aguda e não-complicada: a dose recomendada varia de 250 a 500 mg, 1 comprimido de Ciprofloxacino 250 mg ou 1 de Ciprofloxacino 500 mg, por dia.
  • Complicada: a dose recomendada é de 500 mg, 1 comprimido de Ciprofloxacino 500 mg, por dia.
  • Cistite: a dose recomendada para o tratamento de cistite em mulheres antes da menopausa é de 250 mg, 1 comprimido de Ciprofloxacino 250 mg, por dia.
Gonorreia
  • Extragenital e Aguda não-complicada: a dose recomendada é de 250 mg, 1 comprimido de Ciprofloxacino 250 mg, por dia.
Diarreia
  • A dose recomendada varia de 500 a 1000 mg, 1 comprimido de Ciprofloxacino 500 mg ou 1 de Ciprofloxacino 1000 mg, administrado 1 ou 2 vezes por dia.
Outras infecções
  • Outras infecções: A dose recomendada para é geralmente de 1000 mg, 1 comprimido de Ciprofloxacino 1000 mg, administrado 2 vezes por dia.
  • Infecções graves com risco de vida: a dose recomendada é geralmente de 1500 mg, 1 comprimido de Ciprofloxacino 1000 mg e 1 de Ciprofloxacino 500 mg ou 3 comprimidos de Ciprofloxacino 500 mg, administrados 3 vezes por dia.
Insuficiência renal ou hepática
  • Clearance de creatinina entre 31 e 60 mL/min/1,73 m2: a dose recomendada é geralmente de 1000 mg, 1 comprimido de Ciprofloxacino 1000 mg, administrado 2 vezes por dia.
  • Clearance de creatinina igual ou menor que 30 mL/min/1,73 m2: a dose recomendada é geralmente de 500 mg, 1 comprimido de Ciprofloxacino 500 mg, administrado 1 vez por dia.
Exacerbação pulmonar aguda de fibrose cística
  • A dose recomendada para o tratamento da exacerbação pulmonar aguda de fibrose cística em crianças, causada por Pseudomonas aeruginosa, é de 20 mg por cada 1 kg de peso da criança, administrados 2 vezes por dia.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Ciprofloxacino podem incluir náusea, vômito, diarreia, urticária na pele, dor abdominal, sapinho, gases, sensação de cansaço e fraqueza, dores nas articulações, tontura, dor de cabeça, dificuldade em dormir, agitação ou alterações do sabor.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Ciprofloxacino está contraindicado para mulheres grávidas ou amamentando, para crianças e adolescentes em fase de crescimento e para pacientes com alergia ao Cloridrato de ciprofloxacino ou a algum dos componentes da fórmula.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Ciprofloxacino é um antibiótico sistêmico, pertencente ao grupo dos quinolônicos, capaz de inibir a DNA-girase bacteriana, bloqueando assim o metabolismo bacteriano, o que leva à eliminação do micro organismo. Assim, o Ciprofloxacino tem um elevado efeito bactericida sobre um amplo espectro de micro-organismos.
O Cloridrato de Ciprofloxacino é um composto com eficaz tanto na fase de multiplicação, como na fase vegetativa contra diversos micro-organismos Gram-negativos e Gram-positivos, como Pseudomonas aeruginosa ou Staphylococcuse Streptococcus.
As concentrações séricas máximas de Ciprofloxacino são alcançadas 60 a 90 min após a sua administração oral.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de tomar Cloridrato de Ciprofloxacino deverá falar com o seu médico ou farmacêutico se tiver mais de 65 anos, tiver problemas relacionados com o sistema nervoso, sistema gastrointestinal ou sistema músculo-esquelético, tiver historial de alergias a outros remédios, comidas, corantes ou conservantes, tiver problemas de consumo excessivo de álcool ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.
Durante o tratamento com Ciprofloxacino deve tomar especial cuidado ao dirigir veículos ou máquinas, pois este medicamento pode causar cansaço e fraqueza extrema. Além disso, durante o tratamento deve também evitar a exposição solar excessiva, pois o Cloridrato de Ciprofloxacino pode causar reações na pele de sensibilidade à luz solar.
O tratamento com Ciprofloxacino​ nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Ciprofloxacino​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso se esqueça de tomar uma dose de Ciprofloxacino, deve tomar a dose esquecida logo que se lembre. Porém, se já se encontrar muito próximo do horário da dose seguinte, deve ignorar a dose esquecida, e tomar apenas a dose do horário seguinte. As doses de Ciprofloxacino nunca devem ser administradas em dobro ou em horários muito próximos.

Interações Medicamentosas

Ciprofloxacino não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como medicamentos contendo ferro, sucralfato ou antiácidos ou medicamentos tamponados, contendo magnésio, alumínio ou cálcio.

Laboratório

Medley
- SAC: 0800 7298000.
Ciprofloxacino também pode ser conhecido comercialmente como Otociriax ou Cirok. Além disso, Ciprofloxacino de 1000 mg também pode ser conhecido comercialmente como Cipro XR.
Dizeres Legais:
MS: 1.0181.0512
Farm. Resp Farm. Resp.: Dra. Miriam O.: Dra. Miriam Onoda Fujisawa


 Fonte:

Informações confiáveis sobre Bulas


Norfloxacino -

Norfloxacino (Floxacin)

​O Norfloxacino é um antibiótico de amplo espectro utilizado no tratamento de alguns tipos de infecção como infecção urinária, gastroenterite ou gonorreia.
O Norfloxacino pode ser comprado nas farmácias convencionais com receita médica sob a forma de medicamento genérico ou com o nome comercial Floxacin dos laboratórios Merck Sharp & Dohme, por exemplo.

Preço do Norfloxacino

O preço do Norfloxacino varia entre 15 e 40 reais, dependendo da marca que o comercializa e da quantidade de comprimidos na caixa do produto.

Indicações do Norfloxacino

O Norfloxacino está indicado no tratamento de infecções do trato urinário, inflamação do estômago e intestino causada por bactérias, gonorreia e febre tifoide, assim como na prevenção de infecções no caso de contagem baixa de linfócitos.

Modo de uso do Norfloxacino

O modo de uso do Norfloxacino varia de acordo com o problema a tratar e a indicação do médico, no entanto, as orientações mais gerais são:
  • Ingerir um comprimido de 400 mg a cada 12 horas, 1 hora antes ou 2 horas depois das refeições.

Efeitos colaterais do Norfloxacino

Os principais efeitos colaterais do Norfloxacino incluem náuseas, dor de cabeça, tonturas, urticária, azia, cólicas e diarreia.

Contraindicações do Norfloxacino

O Norfloxacino está contraindicado para grávidas, mulheres a amamentar e crianças com menos de 18 anos, assim como pacientes com hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula ou a antibióticos quinolônicos, como Ciprofloxacino.

fonte  : Tua saude


Sulfametoxazol + trimetoprima (Bactrim)


O Bactrim é um remédio antibacteriano utilizado para tratar infecções causadas por uma grande variedade de bactérias que infetam o sistema respiratório, urinário, gastrointestinal ou pele. Os princípios ativos deste medicamento são o sulfametoxazol e a trimetoprima, dois composto antibacterianos que impedem o crescimento das bactérias e provocam a sua morte.
O Bactrim é produzido pelos laboratório Roche e pode ser comprada na forma de comprimido ou suspensão pediátrica nas farmácias convencionais, com receita médica.

Preço do Bactrim

O preço do Bactrim varia entre 20 e 35 reais, sendo que o preço pode variar de acordo com a quantidade de comprimidos.

Indicações do Bactrim

O Bactrim é indicado no tratamento de doenças bacterianas como bronquite aguda e crônica, bronquiectasia, pneumonia, faringite, amigdalite, otite, sinusite, furúnculos, abcessos, pielonefrite, prostatite, cólera, feridas infectadas, osteomielite ou gonorreia.

Modo de uso do Bactrim

O modo de uso do Bactrim geralmente é:
  • Adultos e crianças com mais de 12 anos: 1 ou 2 comprimidos, de 12 em 12 horas, após as principais refeições;
  • Crianças com idade entre 6 e 12 anos: 1 medida da suspensão pediátrica (10 ml), a cada 12 horas ou de acordo com as indicações médicas;
  • Crianças com idade entre 6 meses e 5 anos: ½ medida da suspensão pediátrica (5 ml) a cada 12 horas;
  • Crianças com menos de 5 meses: ¼ de medida da suspensão pediátrica (2,5 ml) a cada 12 horas.
No entanto, dependendo do tipo de infecção, o médico pode indicar outra posologia ao paciente.

Efeitos colaterais do Bactrim

Os principais efeitos colaterais do Bactrim incluem náuseas, vômitos, reações alérgicas, infecções fúngicas ou problemas no fígado.

Contraindicações do Bactrim


O Bactrim está contraindicado para recém-nascidos e pacientes com problemas no fígado, nos rins ou a fazer tratamento com Dofetilida. Além disso, Bactrim também não deve ser utilizado por pacientes com hipersensibilidade à Sulfonamida ou à Trimetoprima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário